8 de janeiro de 2013

Álbum de família

















Hoje depois do almoço me deparo com a minha mãe mostrando um álbum para a Sara que ela montou com as fotos antigas da nossa família. Tem fotos dos meus avós, bisavós e a foto mais antiga é de 1908 com meu avô pequenininho (é a 4a foto). A Sara ficou toda interessada vendo essas pessoas na "cor preto e branco" e curiosa ao perceber que minha mãe um dia foi uma criança como ela.

Não posso deixar de pensar em cada uma dessas pessoas do álbum, em cada vida que está ali registrada num pequeno relance de uma história que nunca irei saber por completo. Como é estranho e gostoso olhar para elas e imaginar como elas eram, como seria o som de suas risadas, o humor de cada um, como será que foram suas vidas? E como será que era o viver de antigamente?
Acho que nunca parei para pensar que cada um deles, que muitos nem cheguei a conhecer, fazem também parte da minha história. Eles foram essenciais e somente estou aqui por causa da existência de cada um e das decisões que eles tomaram.

Às vezes esquecemos, ou não damos conta, do valor de uma fotografia, do que ela representa e do grande impacto que pode nos trazer. Como é importante guardar bem guardado esse tesouro, não somente para nós como também para as futuras gerações. É a nossa memória, é a nossa história!

Nessas horas vejo como amo cada vez mais o que faço, ajudando as pessoas a registrar parte de suas histórias!

E quem sabe daqui a muitos anos, assim como foi hoje, haverá uma menininha olhando para as fotos de sua bisavó...   e quem sabe nessa foto pode estar você?!

*feliz dia do fotógrafo :)




Aqui tem mais :)
           
             A cada dois                            Quando ela acorda                        Entremundos