5 de dezembro de 2014

Tradições {batizado em casa}

De todos batizados que já fui e fotografei, o batizado da Julia foi diferente, me arrisco em dizer que foi o mais recheado de tradições. Quando a Guta me contou que a cerimônia seria na casa da bisavó da neném, já imaginei que seria algo muito especial mas não esperava que esse dia estaria rodeado de tanta história.  

Festas em casa sempre me encantou. Uma vez que você está onde as pessoas de fato moram, você vivência de forma quase completa a realidade do outro. Por todos os cantos da casa há recordações e histórias daquela família. Por exemplo, neste dia encontrei em um porta-retrato uma foto muito bonita (imagino que da década de 60) da bisavó da Julia com seus quatro filhos ainda crianças em frente uma árvore de natal. Essa foto me tocou, fico imaginando então o valor que ela tem para essa família e como é preciosa essa lembrança. E de certa forma isso me faz sentir muita gratidão pelo meu trabalho e pelo o que ele pode proporcionar na vida dos outros.

Mas voltando ;)
Também tiveram outros detalhes que fizerem deste batizado ser muito bonito. A roupa da Julia foi a mesma que os filhos e os netos da bisa usaram ao serem batizados. E também a "conchinha" que usam para jogar a água na cabeça da criança hora do batismo (me desculpem, não sei o nome)  também foi usada em todos os 6 batizados que antecederam ao da Julia, e depois gravaram o nome de cada um com data. Para vocês terem uma idéia, foi usada pela primeira vez em 1955! Não é lindo isso?! Acho incrível tradições como essa onde as coisas, ou melhor, a simbologia vai passando de geração à geração!!

E o padrinho de consagração não poderia ser melhor! Foi o tio "mirim" da Julia que tem menos de 10 anos e que a segurou na cerimônia com todo carinho e amor e com direito a caretinhas enquanto brincava com ela (que por sinal é uma das minhas fotos favoritas desse dia).

E os pais, avós, e tios, todos da família babando por essa pitica de dois meses! Coisa mais linda de se ver! Adoro ver aquele misto de orgulho e amor transparecendo no olhar deles!!
Tenho muita sorte de poder vivenciar isso, me emociono com esses sentimentos que vejo brotar!

São momentos como esse que me trazem uma enorme satisfação em poder fazer parte e fotografar o que um dia serão memórias tão importantes para as famílias. E assim como aquelas fotos que encontrei espalhadas pela casa, me dá uma alegria muito grande ao saber essas fotografias que faço de certa maneira também vão passar de geração em geração!



















































































4 comentários:

  1. A sensação que essas fotos transmitem é de que eu também estava presente nesse dia tão especai!!!! Amei seu registro maravilhoso!!! Parabéns Carol!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, sua linda :) Não sabe o quanto fico feliz!! Acho que toda a idéia da fotografia é exatamente essa, de poder reviver um dia/momento. E é incrível saber que mesmo sem você ter estado lá, você conseguiu sentir como se estivesse! Isso não tem preço!!
      Bjocas

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.